Total de visualizações de página

Orixás

Iyemonjá a grandiosa mãe, deusa das águas e de temperamento vunerável como as ondas do mar, assim são os filhos de Iyemonjá. Na África reina em um dos maiores rios e como aqui no Brasil não existe um rio de tamanha dimensão se caracteriza pelas águas salgadas,o mar. São pessoas de carácter forte e soberano. Dedicadas a família e aos seus. Qdo um filho de Iyemonja gosta é verdadeiro,porém até gostar se faz uma grande jornada. Deve-se ter muito cuidado a mexer c essa Deusa pois assim como o mar ela tráz consigo um grande carrego de eguns. Seu dia é aos sábados,junto c as demais Iyabas do candomblé.

Osogiyan orixá dono das armas e pertencente a família dos guerreiros. orixá de grande influencia na cultura. Seus filhos tendem a ser inteligentes. Pois quando ñ agem usando a cabeça podem se dar muito mal em tudo que queiram na vida. De carácter predominante, estão sempre pronto a atacar ou se defender,assim como os guerreiros. Filho de oxala veste bco pois pertence a família dos funfun ( brancos ) O dende assim como o vermelho é uma grande quizila para os filhos deste orixá. Seu dia é o mesmo do grande pai Oxala. As sextas feiras.

Ainda aqui vcs vão encontrar uma gama de informações sobre o culto aos seguintes orixás:
Ibeji
Olocum
Baba Danko
Olodumare
Baba Onilé
Iya-my
Ajagunas
Iroko
Yewa
Yoba e outros
A cada 15 dias vou falar sobre dois orixás . Assim q fiquem ligado no blog do BabaGrey




Oiyá, A rainha e dona dos ventos. Orixá de temperamento forte. Seus filhos são fiéis e grandes amigos. Quando gostam,gostam de verdade. Grandes amigos sempre batalhando por uma causa e um ideal, em contra partida quando não gostam de alguém fazem questão de se fazerem notórios e não fazendo a mínima questão de agradar. São em fim muito autênticos e originais nos atos e atitudes,podendo até mesmo se passarem por algo que ñ são para agredir de uma certa forma ao ser alheio. Atingindo assim o seu alvo. Esses são os filhos de Oiyá. Que essa grade deusa traga sempre para nós os bons ventos. Pois nunca em tempo algum devemos despertar a ira desse orixá,pois assim como os tufões oiyá pode se virar em um e fazer uma reviravolta em nossas vidas. Em fim que a grande deusa sempre traga os bons ventos e sopre os maléficos para longe de nossas vidas. Está dividida em dois grupos: As Igbalés e as Omin. Epahei Oiyá !




Igbeji, os irmãos gêmeos, de temperamento alegre e invunerável são felizes e crianças e agem como tal. Tendo até mesmo as vezes caráter dúbio por serem infantis, porém são fiéis. São muito pouco os filhos desse orixá, chegam mesmo a serem muito raros. Dizem os antigos que assim como as crianças são puras e honestas, assim é Igbeji, por tanto devemos sempre estar bem com esse orixá para que possamos ter grandes concretizações em nossas vidas. Gostam de novidades e detestam as mesmices, assim como as crianças. O mês próximo é o mês dos Igbeji assim sendo devemos agradar a esse orixá e pedir renovação e coisas boas. Orixá das grandes surpresas e das grandes acrobacias,sendo assim muito bom para fazer pedidos para negócios e para grandes estratégias,as mais inesperadas. A área de atuação desse orixá é muito extensa, sendo assim que temos vários locais aonde invocar e agradar esse orixá. Bejeró sóró Igbeji ! 


Osowuci e Odé. São orixás da msma família são caçadores mas se diferem nas atitudes e no todo. Em geral tds falam que Osowuci e Odé são a msma coisa mas ñ são. Osowuci é orissá que é o rei da caça e do encantamento. Enquanto Odé é somente o deus da caça. Não querendo dizer c isso que tbm ñ tenha o seu encanto. Mas a diferença está justo na soberania que Osowuci tem a mais. Seria ele o Rei dos caçadores, e o inseparável de Ogoun. Aonde tem Ogoun tem Osowuci. Não confundir com Odé.






Ossany, O grande Deus das folhas e dos segredos
do candomblé. Orissá de tamanha importância dentro do culto. Seus filhos são misteriosos e de difícil entendimento,tal como o Orissá. Tem o poder da cura através dos seus segredos e mistérios que carrega dentro de suas cabaças. Seu dia é quinta-feira e suas cores são o verde e o branco. Existe um itan que diz que o ATÁ é o olho da floresta e que sem ele não se faz nada,ou nada é concretizado. Por isso faz parte dos treis objetos sagrados e usado para tudo dentro do culto. Assawuo.